Psicoterapia

(Terapia Cognitivo-Comportamental)

Aqui você encontra um espaço seguro para compreender sentimentos, superar desafios emocionais e desenvolver novas habilidades para uma vida mais leve.

“Muitos são os problemas, cujas origens não estão espalhados pelo corpo, mas, sim, concentrados nos pensamentos. Por essa razão, há quem sofra muito mais na cabeça do que no resto do corpo.”

Juliana Silva

Como você reage em algumas

Situações da sua Vida?

Você já parou para pensar que grande parte das suas dificuldades vem daquilo que pensa da situação e não da situação em si? Sim, é exatamente isso que você leu. Exemplifico com o seguinte contexto: duas pessoas diante de uma possível promoção na mesma empresa. 

Enquanto uma delas pensa: “chegou a minha vez! Sem dúvidas, essa vaga é minha!”, a outra pode pensar: “ Mas e se eu passar? Mas e se eu for a escolhida? Será que vou dar conta do novo cargo?” 

Percebe que a situação é absolutamente a mesma? (Duas pessoas participando do mesmo processo seletivo interno da mesma empresa); no entanto, o que explica as formas totalmente diferentes das duas pessoas pensarem diante do mesmo problema? 
As crenças de cada uma, o funcionamento cognitivo, o modus operandis, engrenagem emocional, como quiser chamar.

E se eu não mudar

as Minhas Crenças?

Bem… agora você poderia estar se perguntando: “mas… o que pode acontecer, caso eu não mude isso?”; “E se eu não quiser mudar essa minha forma de ser?” Eu te trago uma notícia que pode não ser tão animadora: você poderá estar fadado a sempre perder para você mesmo! 

Consegue imaginar ser incrivelmente competente tecnicamente, mas não conseguir enfrentar novos desafios? Já pensou você ter as competências para pleitear uma vaga C-level em sua empresa, mas morrer de medo do que está por vir? Pois então, é disso que estou falando! Dei exemplo de um contexto profissional, mas podemos levar essa dificuldade para qualquer situação, cuja dificuldade te faça não vivenciar experiências, não progredir economicamente/socialmente/profissionalmente/emocionalmente. 

Caso seja essa ou outras questões, deixa agora eu te dizer como é possível solucionar tudo isso.

Como Funciona a Terapia?

A Terapia Cognitivo-Comportamental ou mais conhecida como TCC, vai atuar exatamente nesse cenário. Partindo do pressuposto que não são as situações em si que nos afligem, mas sim a maneira pela qual a interpretamos. Uma ilustre frase de Sêneca, filósofo estóico, diz o seguinte: “Sofremos mais na imaginação do que na realidade”. Ou seja, há uma grande possibilidade de, ao mudar o seu posicionamento diante do que vem acontecendo, você reduzir significativamente seu sofrimento, assim como desenvolver novas maneiras de enfrentamento. 

Consegue imaginar quão livre é alguém que domina o próprio funcionamento cognitivo, emocional e comportamental? Via de regra, a terapia acontece uma vez por semana e tem como premissa estimular a construção da autonomia e autorresponsabilidade.

Conheça os profissionais que podem te ajudar nessa caminhada.