Psicoterapia, terapia, psiquiatra, psicanálise, análise… Por onde começar?

É muito comum chegar ao consultório essa dúvida. Algumas vezes eu recebo a seguinte pergunta: mas a Dra. vai me prescrever um medicamento?

Vamos entender melhor!

O psicólogo é o profissional que formou-se em Psicologia e, obrigatoriamente, precisa ter um número, uma credencial ativa chamada “carteira do CRP” (Conselho Regional de Psicologia). E esse profissional está habilitado a praticar diversas abordagens provenientes da Ciência Psicológica, como também, por meio de sessões estruturadas, observações e técnicas, compreender e manejar transtornos de humor e mentais, pois também é considerado um profissional da saúde mental, habilitado para esses fins. Por não possuir CRM (Conselho Regional de Medicina), não está habilitado a prescrever medicamentos.

A Psicanálise e a Análise podem ser praticada por psicólogos, mas exige, em alguns casos, uma formação específica, com uma média de 4 anos de estudos, após formação básica em Psicologia, além supervisões e atendimentos nessas abordagens.

Apenas é autorizado a receitar medicamentos os médicos. Via de regra, tratando-se de saúde mental, médicos Neurologistas e Psiquiatras. Porém, cada qual com as suas especificidades. São eles os responsáveis por fazer uma anamnese bastante estruturada, observando comorbidades, caso existam, medicamentos que já são administrados pela pessoa, para pensar qual será a melhor terapêutica e se fará necessário.

Picture of Juliana Cristina da Silva<BR>Psicóloga e Neuropsicóloga<BR>CRP 06/125.640

Juliana Cristina da Silva
Psicóloga e Neuropsicóloga
CRP 06/125.640

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail