Psicoterapia para Procrastinação

Supere o adiamento constante com estratégias da psicologia que ajudam a desenvolver foco, organização e ação na sua rotina.

Reproduzir vídeo

Veja o vídeo acima com uma explicação sobre como funciona a Terapia para Procrastinação

Como é a

Terapia para Procrastinação?

Normalmente, nós identificamos a procrastinação como um hábito de deixar algo a ser feito para o último momento ou, até mesmo, não fazer. E, se tratando de um hábito, esse comportamento foi fortalecido ao longo do tempo, por meio de reforçamento, sempre repetindo a mesma forma de fazer. Com isso, passa a existir um padrão de crenças e hábitos que precisa ser modificado.

É neste momento que entra a Terapia Cognitivo-Comportamental exatamente com esse foco: mudar esse padrão de funcionamento, com o intuito de fortalecer pensamentos e comportamentos novos, por meio de estratégias comportamentais e cognitivas, fomentadas pelas práticas baseadas em evidências científicas.

Como a Procrastinação

Afeta sua Vida?

A procrastinação tem se apresentado como um problema mundial!!! Muitas são as pessoas que já criaram o hábito de procrastinar. Sim! Assim como um comportamento de levantar da cama pela manhã, escovar os dentes e tomar café da manhã, que tornou-se um hábito ao longo de sua vida, a procrastinação também foi aprendida e reforçada ao longo do tempo.

Muitas pessoas não fazem ideia, mas a procrastinação afeta em cheio o que chamamos de autoestima que, segundo o psicólogo italiano Walter Riso, é composta por 04 pilares: autoeficácia, autoconceito, autorreforço e autoimagem.

Uma vez que nós procrastinamos e não conseguimos sair deste ciclo, toda a construção que temos sobre nós mesmos enfraquece ou, até mesmo, elimina de vez, visto que a história que contamos a nós mesmos é de que não conseguiremos, não somos confiáveis e somos incompetentes e incapazes de realizar e/ou finalizar alguma tarefa.

Como parar de Procrastinar

Melhora sua Vida?

Consegue imaginar como seria sua vida se conseguisse fazer grande parte do que propõe? Consegue imaginar o grande alívio de honrar a entrega de algo previamente combinado? Como seria respirar aliviado sabendo que seu final de semana será menos angustiante e de que domingo à noite não continuará a ser um terror, quando lembra da tarefa da segunda-feira?

Pois bem! Quando pensamos no impacto da procrastinação em nossas vidas, também pensamos que, uma vez que nós conseguimos tolerar o desconforto de fazer uma tarefa, e acessamos o sentimento de realização após fazermos, há uma gigantesca possibilidade de reforçarmos o comportamento de fazermos novamente a mesma tarefa ou algo do tipo, assim como começamos a construir uma história de acreditarmos em nós mesmos.

Por fim, e não menos importante, gostaria muito de te guiar nesta reflexão: quantas vezes sonhos que apenas você sabe que eles existem não foram realizados, porque você procrastinou a sua organização e, por consequência, execução? Quantas vezes você viu alguém viver a vida que você sonha em ter, mas tudo que é seu fica para depois? Quantas vezes aquela viagem que, há bastante tempo você sonha em realizar, já inundou os seus pensamentos e te fez se sentir muito mal por não conseguir concretizar? É disso que estou falando! A procrastinação rouba sonhos! A procrastinação rouba vidas! Busque agora eliminar tudo isso e viva a vida que sempre sonhou, com seus desafios e conquistas.