Distorções Cognitivas – Parte 1

Uma parte importantíssima da Terapia Cognitiva é compreender quais são as distorções cognitivas presentes em nossos pensamentos.

Distorções Cognitivas são erros que ocorrem no processamento de nossos pensamentos, normalmente nos fazendo sentir desconfortos, quando somos tomados por eles.

Uma vez que identificamos os erros cognitivos, uma das formas de iniciarmos uma mudança é questioná-los, buscando evidências se são verdadeiros ou não.

Vamos aos erros…

  1. Catastrofização: pensar que algo de pior acontecerá, sem considerar outras possibilidades. “Se eu perder o meu emprego será o fim da minha carreira”.
  2. Raciocínio Emocional: pensar que tudo que se sente é verdade. Sinto, logo existe! “Sinto-me desesperado, então a situação deve ser desesperadora”.
  3. Tudo ou Nada: ou é uma coisa ou é outra, não existindo, assim, um meio termo, um continuum. “Devo sempre tirar nota máxima, ou serei um fracasso”. 
  4. Visão em Túnel: a parte negativa é ressaltada,  enquanto todo o restante não é levado em consideração. “Sim, ele me disse coisas positivas, mas ao falar que cheguei atrasado hoje, acabou meu dia”.
  5. Adivinhação: antecipar problemas que talvez não venham a acontecer. “Não vão gostar do trabalho que apresentarei”.
Picture of Juliana Cristina da Silva<BR>Psicóloga e Neuropsicóloga<BR>CRP 06/125.640

Juliana Cristina da Silva
Psicóloga e Neuropsicóloga
CRP 06/125.640

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail