Distorções Cognitivas – Parte 3

Uma parte importantíssima da Terapia Cognitiva é compreender quais são as distorções cognitivas presentes em nossos pensamentos.

Distorções Cognitivas são erros que ocorrem no processamento de nossos pensamentos, normalmente nos fazendo sentir desconfortos, quando somos tomados por eles.

Uma vez que identificamos os erros cognitivos, uma das formas de iniciarmos uma mudança é questioná-los, buscando evidências se são verdadeiros ou não.

Vamos aos erros…

  1. Hipergeneralização: assumir a culpa ou responsabilidade, sem levar em conta outras coisas ou pessoas. “Eu sempre estrago tudo”.
  2. Imperativos (deveria, tenho que): interpretar os eventos como eles deveriam ser e não como eles são. “Eu tinha que ter o controle de todas as coisas, por isso deu errado”.
  3. Vitimização: sempre é o injustiçado ou o que não é entendido. “Faço tudo por ela, mas ela não reconhece os meus esforço”.
  4. Questionalização (e se…): culpar-se pelas escolhas do passado e questionar-se pelas escolhas do futuro. “E se o novo emprego não der certo de novo?”
Picture of Juliana Cristina da Silva<BR>Psicóloga e Neuropsicóloga<BR>CRP 06/125.640

Juliana Cristina da Silva
Psicóloga e Neuropsicóloga
CRP 06/125.640

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail