Distorções Cognitivas – Parte 2

Uma parte importantíssima da Terapia Cognitiva é compreender quais são as distorções cognitivas presentes em nossos pensamentos.

Distorções Cognitivas são erros que ocorrem no processamento de nossos pensamentos, normalmente nos fazendo sentir desconfortos, quando somos tomados por eles.

Uma vez que identificamos os erros cognitivos, uma das formas de iniciarmos uma mudança é questioná-los, buscando evidências se são verdadeiros ou não.

Vamos aos erros…

  1. Leitura mental: presumir, sem evidências, que sabe o que os outros estão pensando. “Ela não está gostando da minha conversa”.
  2. Rotulação: colocar em si ou no outro um rótulo rígido, não observando  as demais informações. “Sou incompetente”.
  3. Desqualificação do positivo: experiências positivas são deixadas de lado, colocando-se em evidência apenas o negativo. “Eles só estão me elogiando porque estão com dó”.
  4. Minimização e Maximização: minimiza-se o positivo, enquanto o negativo é sobreposto. “Eu consegui  fazer essa tarefa, mas qualquer um consegue fazer”.
  5. Personalização: assumir a culpa  ou responsabilidade, sem levar em conta outras situações ou pessoas. “Se ele está com a cara fechada, eu deve ter feito alguma coisa”.
Picture of Juliana Cristina da Silva<BR>Psicóloga e Neuropsicóloga<BR>CRP 06/125.640

Juliana Cristina da Silva
Psicóloga e Neuropsicóloga
CRP 06/125.640

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail