Neuropsicologia

A Avaliação Neuropsicológica identifica e analisa funções cognitivas, aspectos emocionais e características de personalidade, auxiliando no diagnóstico e desenvolvimento de estratégias de intervenção eficazes.

O que é

Neuropsicologia?

Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia e que tem como objetivo unir os saberes das Ciências Psicológicas, Neurológicas, Psiquiátricas e de demais áreas da saúde em prol de responder a um questionamento quanto ao funcionamento cognitivo, comportamental, emocional e de personalidade de alguma pessoa.

O que é uma Avaliação 

Neuropsicológica?

É um exame detalhado das funções cognitivas, funções executivas, somados aos aspectos comportamentais, emocionais e de personalidade, feito de maneira totalmente personalizada.

Como é realizada uma

Avaliação Neuropsicológica?

Entrevista Inicial/Anamnese

A primeira fase da avaliação consiste no levantamento das razões pelas quais a avaliação está sendo solicitada, somada ao histórico de vida da pessoa associada ao contexto atual. Previamente enviamos um roteiro de perguntas e nesta primeira sessão aprofundamos cada tópico.

Sessões de Avaliação 

Neuropsicológica

Os encontros ocorrem mediante agenda previamente estabelecida entre o Neuropsicólogo e o avaliando e acontece, em média, duas vezes por semana, por seis ou oito encontros. Existe a possibilidade da avaliação ocorrer em menos encontros ou, a depender do nível de investigação deste exames, em mais encontros.

Devolutiva

Ao final do processo da avaliação, ocorre a elaboração do laudo, onde todas as informações oriundas dos testes, escalas e inventários são compiladas, acontecendo então a construção do raciocínio clínico para responder à demanda solicitada. Com o laudo em mãos e os demais relatórios, o avaliando volta ao consultório para essa sessão de devolutiva, onde será informado todos os achados deste exame e devidas orientações referentes às quais condutas tomar diante do cenário encontrado.

Para quem é e quando buscar uma 

Avaliação Neuropsicológica?

Todas as faixas etárias podem realizar esse exame. Um bom momento para a realização de uma avaliação seria quando a pessoa se percebe aquém do desempenho esperado, ou até mesmo apresentando grande facilidade na resolução de suas demandas diárias, o que a faz entrar em um estado de tédio frente a não se sentir desafiada, por exemplo. Outra possibilidade é se perceber desatento ou muito ansioso frente a algum contexto. Mudanças repentinas de humor, instabilidade emocional também são queixas bastante centrais e que um exame neuropsicológico bem detalhado pode auxiliar fortemente.

Quais são as

Avaliações Neuropsicológicas

Realizadas?